Conheça a definição de termos técnicos da área de seguros.


A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

I

Imposto sobre Operações Financeiras (IOF): É o que incide sobre os prêmios dos contratos de seguros. Nos seguros de pessoas a taxa é de 2%. Nos outros seguros, a taxa é de 4%.

Incêndio: É o fenômeno da natureza que necessita ter calor e luz para gerar chama aberta. O oxigênio também é elemento importante, pois sem ele não existe a combustão.

Incêndio Proposital: É o incêndio ateado voluntariamente pelo Segurado ou pessoa a seu mandado. No caso, perde direito à indenização, além das penas previstas em lei.

Indenização: É a reparação devida ao segurado ou seu beneficiário. No seguro de bens é sempre limitada à quantia segurada na apólice. A indenização poderá ser prestada em dinheiro ou reposição do bem sinistrado.

Inspeção de Risco: É o exame do objeto que está sendo proposto ao Seguro visando ao seu perfeito enquadramento tarifário. Também pode servir para verificação do objeto sinistrado.

Instituto de Resseguro do Brasil (IRB): É uma sociedade de economia mista dotada de personalidade jurídica própria, de direito privado e gozando de autonomia administrativa e financeira. Detém o monopólio do Resseguro do País, é também o órgão regulador do cosseguro, resseguro e retrocessão e administra todo o mercado Segurador.

Invalidez: Transtorno físico ou mental, total ou parcial, que impossibilita o Segurado de exercer suas funções ou movimentos habituais.