Conheça a definição de termos técnicos da área de seguros.


A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

C

Cancelamento: Ato pelo qual a Seguradora e o Segurado de comum acordo invalidam o contrato. O cancelamento é automático quando o prêmio não é pago dentro do prazo determinado na nota do Segurado.

Capital Segurado: É a quantia manifestada na apólice para valor do contrato, que representa o limite da responsabilidade da Seguradora.

Caso Fortuito: É o acontecimento imprevisto e independente da vontade humana, cujos efeitos não são possíveis de se evitar ou impedir.

Cláusula: Disposição particular que regulamenta, modifica e especifica as condições do contrato.

Cláusula Adicional: Cláusula suplementar adicionada ao contrato estabelecendo Condições Suplementares.

Cláusula Beneficiária: Disposição particular que determina o beneficiário (pessoa Física ou Jurídica) para receber a indenização em lugar do Segurado, caso ocorra qualquer evento coberto pela apólice.

Cláusula de Rateio: Condição contratual que regula os seguros de alguns ramos. É uma cláusula de participação proporcional. Baseia-se no seguinte princípio: "Sempre que a importância seguradora for menor que o valor em risco, o Segurado será considerado segurador da diferença e nessa condição e proporção o mesmo participará de qualquer prejuízo que venha ocorrer ao bem segurado".

CNSP (Conselho Nacional de Seguros Privados): É o órgão diretor do Sistema Nacional de Seguros Privados. Dita as normas e a política governamental, seu presidente é o Ministro da Fazenda.

Cobertura: Garantia concedida ao Segurado, por contrato, pelo Segurador.

Colaterais: São os parentes que provêm de um mesmo tronco, até o sexto grau.

Companheiro(a): Nome que se dá à pessoa que vive maritalmente com outra, por muito tempo, sem serem casadas.

Companhias de Seguros: Sociedades por ações autorizadas por lei federal a operar como Seguradora nos seguros privados.

Concubina: Nome que se dá a uma mulher que vive, esporadicamente e/ou definitivamente, com homem casado.

Condições Especiais: São aquelas impressas ou inseridas anexas à apólice, que modificam as condições gerais, estendendo ou restringindo as coberturas.

Condições Gerais: Impressas nos contratos, especificam os direitos e responsabilidades do Segurado e Segurador.

Condições Particulares: Colocadas no contrato para regular os casos específicos.

Cosseguro: É a distribuição de parte ou partes de responsabilidades para outras Seguradoras do Mercado Nacional, a critério do Segurado ou da própria Líder.

Corretor: Pessoas Físicas ou Jurídicas habilitadas na venda de seguro, mediante prova de conhecimento e freqüência de cursos especializados obrigatoriamente registrados da SUSEP.